O que é?
O balão gástrico, também conhecido por balão intra-bariátrico, balão intragástrico ou tratamento endoscópico da obesidade, é uma técnica que consiste na colocação de um balão no interior do estômago para ocupar algum do espaço e promover a sensação de plenitude, de forma que a pessoa não sente necessidade de comer muito ou com muita frequência, o que favorece a perda de peso.
Quando é indicado?
O balão gástrico é indicado nos casos em que o grau de obesidade é muito elevado, em que o Índice de Massa Corporal (IMC) é superior a 35 kg/m2. Além disso, é indicado para pessoas que possuem IMC superior a 30 kg/m2 e outras doenças associadas como pressão alta, diabetes ou apneia do sono, por exemplo.
Pode também ser indicado para as pessoas diagnosticadas com obesidade e que não desejam realizar a cirurgia bariátrica ou que não possuem indicação de cirurgia.
Não existe uma idade a partir da qual se pode colocar o balão, no entanto, no caso das crianças, é aconselhado esperar o fim da fase de crescimento, uma vez que o grau de obesidade pode diminuir ao longo do tempo de crescimento
Como é feito o procedimento?
A colocação do balão intragástrico demora, em média, 30 minutos e, a pessoa não precisa ficar internada, apenas deve repousar duas a três horas na sala de recuperação antes de ter alta e regressar a casa. Antes de iniciar o procedimento, a pessoa é sedada para facilitar a colocação do balão.
Após a sedação, são introduzidos tubos flexíveis pela boca até ao estômago que levam uma micro câmara na ponta que permitem observar o interior do estômago e, em seguida, o balão é introduzido pela boca ainda vazio e depois é preenchido dentro do estômago com soro e um líquido azul, que serve para tornar a urina ou as fezes azuis ou esverdeadas caso o balão se rompa.
Para garantir o emagrecimento e os resultados, enquanto se usa o balão é muito importante seguir uma dieta orientada por um nutricionista, com poucas calorias e que deverá ser adaptada no primeiro mês após o procedimento.
Além disso, também é importante fazer um programa regular de exercício físico, que, junto com a dieta, deve ser mantido depois de retirar o balão, para evitar que se volte a engordar.
Como e quando é removido?
A remoção do balão gástrico é feita, geralmente, 6 meses após a sua colocação e, o procedimento é semelhante à colocação, sendo aspirado o líquido e retirado o balão através de endoscopia com sedação. O balão deve ser removido pois o material do balão fica degradado com os ácidos do estômago.
Após a remoção, é possível colocar outro balão 2 meses mais tarde, porém, muitas vezes, não é necessário, já que se a pessoa adotar um estilo de vida saudável consegue manter a perder peso sem utilizar o balão.
Esse será seu primeiro passo! Anime-se, nós estamos aqui para te ajudar a ter novamente o controle da sua saúde, e isso é possível, garantimos um procedimento seguro e eficaz. Entendemos todo o sofrimento e as complicações tanto físicas quanto emocionais que o sobrepeso pode gerar em nossos pacientes, por esse motivo, contamos com uma equipe multidisciplinar para realizarmos um acompanhamento completo!
-
Contamos com médicos especializados para realização do procedimento e com anestesistas para máxima segurança e eficácia.
-
Possuímos uma equipe de enfermagem capacitada e treinada para nos auxiliar e te proporcionar um atendimento humanizado e acolhedor.
-
Especialistas em Endocrinologia, Psiquiatria, Nutrição e Psicologia te acompanhando durante todo o período para perca de peso.