1/1
 
Balão Intragástrico SPATZ

O que é?
O balão gástrico, também conhecido por balão intra-bariátrico, balão intragástrico ou tratamento endoscópico da obesidade, é uma técnica que consiste na colocação de um balão no interior do estômago para ocupar algum do espaço e promover a sensação de plenitude, de forma que a pessoa não sente necessidade de comer muito ou com muita frequência, o que favorece a perda de peso.
 

Quando é indicado?

O balão gástrico é indicado nos casos em que o grau de obesidade é muito elevado, em que o Índice de Massa Corporal (IMC) é superior a  35 kg/m2. Além disso, é indicado para pessoas que possuem IMC superior a 30 kg/m2 e outras doenças associadas como pressão alta, diabetes ou apneia do sono, por exemplo.

Pode também ser indicado para as pessoas diagnosticadas com obesidade e que não desejam realizar a cirurgia bariátrica ou que não possuem indicação de cirurgia.

Não existe uma idade a partir da qual se pode colocar o balão, no entanto, no caso das crianças, é aconselhado esperar o fim da fase de crescimento, uma vez que o grau de obesidade pode diminuir ao longo do tempo de crescimento

Como é feito o procedimento?

A colocação do balão intragástrico demora, em média, 30 minutos e, a pessoa não precisa ficar internada, apenas deve repousar duas a três horas na sala de recuperação antes de ter alta e regressar a casa. Antes de iniciar o procedimento, a pessoa é sedada para facilitar a colocação do balão. 

 

Após a sedação, são introduzidos tubos flexíveis pela boca até ao estômago que levam uma micro câmara na ponta que permitem observar o interior do estômago e, em seguida, o balão é introduzido pela boca ainda vazio e depois é preenchido dentro do estômago com soro e um líquido azul, que serve para tornar a urina ou as fezes azuis ou esverdeadas caso o balão se rompa.

 

Para garantir o emagrecimento e os resultados, enquanto se usa o balão é muito importante seguir uma dieta orientada por um nutricionista, com poucas calorias e que deverá ser adaptada no primeiro mês após o procedimento.

Além disso, também é importante fazer um programa regular de exercício físico, que, junto com a dieta, deve ser mantido depois de retirar o balão, para evitar que se volte a engordar.

Como e quando é removido?

A remoção do balão gástrico é feita, geralmente, 6 meses após a sua colocação e, o procedimento é semelhante à colocação, sendo aspirado o líquido e retirado o balão através de endoscopia com sedação. O balão deve ser removido pois o material do balão fica degradado com os ácidos do estômago.

Após a remoção, é possível colocar outro balão 2 meses mais tarde, porém, muitas vezes, não é necessário, já que se a pessoa adotar um estilo de vida saudável consegue manter a perder peso sem utilizar o balão.

Estamos com você!

Esse será seu primeiro passo! Anime-se, nós estamos aqui para te ajudar a ter novamente o controle da sua saúde, e isso é possível, garantimos um procedimento seguro e eficaz. Entendemos todo o sofrimento e as complicações tanto físicas quanto emocionais que o sobrepeso pode gerar em nossos pacientes, por esse motivo, contamos com uma equipe multidisciplinar para realizarmos um acompanhamento completo!

  • Contamos com médicos especializados para realização do procedimento e com anestesistas para máxima segurança e eficácia.

  • Possuímos uma equipe de enfermagem capacitada e treinada para nos auxiliar e te proporcionar um atendimento humanizado e acolhedor.

  • Especialistas em Endocrinologia, Psiquiatria, Nutrição e Psicologia te acompanhando durante todo o período para perca de peso.

Design sem nome (2).png
Design sem nome (2).png

07:00 ás 18:00

Mais rápido e prático!

 

27 99633 8383

WHATSAPP

Agendamento por

Design sem nome (3).png
Design sem nome (3).png

Para agendamento de exames ou consultas, dúvidas ou mais

informações.

 

27 3038 8989

CALL CENTER

Atendimento ao cliente

07:00 ás 18:00