Vídeoendoscopia Digestiva Alta

O que é?

É um exame indicado para avaliação diagnóstica e, quando possível, tratamento das doenças da parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e a porção inicial do duodeno. Ele é realizado introduzindo-se pela boca um aparelho flexível com iluminação central que permite a visualização de todo o trajeto examinado. O exame é realizado rotineiramente com anestesia tópica (um spray de anestésico na garganta) e com sedação venosa (que oferece maior comodidade e tolerância ao procedimento).

Quais são os cuidados que devo tomar para realizar o exame?

No dia marcado é indispensável jejum de 8 horas, trazer acompanhante maior de idade e a documentação solicitada no momento da marcação do exame. Por exemplo: Cédula de identidade (RG); Cartão e/ou autorização do convênio; Pedido do médico (solicitação do exame) etc.

O que acontecerá durante o exame?

Dependendo da medicação utilizada, você não sentirá nada durante o exame ou um leve desconforto na garganta durante a passagem do aparelho. A medicação pode ainda causar sensação de ardência no local da infusão e no trajeto da veia puncionada. Se necessário, pequenas amostras de tecido (biópsias) podem ser colhidas durante o exame para análise microscópica detalhada em laboratório de anatomia patológica. Na presença de lesões elevadas (pólipos), o médico poderá realizar, dependendo do caso, retirada da lesão (polipectomia) durante o exame. Estes também serão analisados em laboratórios de anatomia patológica. Caso não haja intercorrências, a duração média do procedimento é de 10 minutos.

O que devo fazer após o procedimento ?
Você irá permanecer na sala de repouso por cerca de 30 minutos, até que os efeitos principais das medicações empregadas para a sedação desapareçam. Sua garganta pode ficar adormecida ou levemente irritada e você pode sentir um discreto desconforto no estômago. Se você tiver recebido sedação durante o exame, um acompanhante deve estar obrigatoriamente disponível para ajuda-lo de volta para casa. Devido aos efeitos da medicação, você não deve dirigir carros, operar máquinas, ou 

beber álcool até o dia seguinte ao exame, quando você será capaz de retornar às suas atividades rotineiras. Após o exame, você pode voltar a sua dieta normal e a fazer uso de suas medicações, a menos que tenha sido instruído do contrário por seu médico. O resultado do exame deve ser interpretado de acordo com sua história clínica e exame físico. O médico que solicitou o exame é o profissional mais habilitado para orientá-lo em relação ao diagnóstico encontrado. Caso você tenha se submetido a um procedimento terapêutico, informações adicionais serão prestadas pelo médico endoscopista e/ou enfermeira.

Design sem nome (2).png
Design sem nome (2).png

07:00 ás 18:00

Mais rápido e prático!

 

27 99633 8383

WHATSAPP

Agendamento por

Design sem nome (3).png
Design sem nome (3).png

Para agendamento de exames ou consultas, dúvidas ou mais

informações.

 

27 3038 8989

CALL CENTER

Atendimento ao cliente

07:00 ás 18:00